A maior obra edificada em Presidente Bernardes, é sem dúvida alguma, a Igreja Matriz de Santo Antônio, obra esta idealizada e realizada pelo Pároco, à época, Padre José Nicomedes Grossi, posteriormente, Dom José Grossi, Bispo de Bom Jesus da Lapa – BA, que faleceu em 21/06/2009, sendo sepultado nesta Igreja, numa justa homenagem ao seu construtor.
O início das obras da Nova Matriz deu-se no dia 1º de Março de 1950, data em que começaram a abrir os alicerces, com enxadões, enxadas e cavadeiras. A construção foi projetada e edificada pelo arquiteto Rafael Juliano, italiano, natural de Campobasso. As pinturas de seu interior foram feitas pelo pintor espanhol, Ramon Domingos Garcia, natural de Salamanca, formado pela Escola de Belas Artes de San Fernando, em Madri. Suas obras são conhecidas em vários países e várias cidades, tais como: Salamanca, Sevilha, Madri, Buenos Aires, etc. Na Matriz de Santo Antônio ele pintou vinte e três quadros, que foram restaurados pelo Artista Plástico, Benedito Carmo Soares, filho desta terra. Foram encomendados sete sinos com as sete notas da escala natural (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) à Companhia Artística Paulistana, sediada à Rua Abílio Soares, São Paulo-SP. O maior deles é de 500 quilos e o menor é de 110 quilos, sendo o total de 2000 quilos. Todos são acionados por três motores e conjugados com o relógio mestre colocado na Sacristia e o relógio da fachada da Matriz. O relógio mestre foi comprado na França pela Companhia Tagus, situada à Rua Cardeal Arcoverde, em São Paulo-SP. Os vitrais da Nova Matriz foram fabricados pela Firma Vitrais Galeano, de São Paulo. São em número de 44 vitrais coloridos, narrando a vida e os milagres de Santo Antônio. O Altarmor de mármore e a mesa da comunhão foram fabricados pelos irmãos Longo em Amparo-SP. Os altares laterais de madeira que estavam na Velha Matriz, de belo estilo colonial, foram colocados nas naves laterais direita e esquerda da Nova Matriz. São os mesmos da Segunda Capela, construída no ano de 1755, por Ana Cabral da Câmara, no Largo da Matriz. O Altar da Capela do Santíssimo Sacramento é de madeira, também da Velha Matriz. O Altar de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores é de madeira, de estilo simples. A Pia Batismal é de belo estilo, fabricada em pedra-sabão. Pertencia à primeira Matriz de 1738, também construída por Ana Cabral da Câmara.
A imagem de Santo Antônio, Padroeiro da cidade, veio de Portugal também na época da construção desta capela, sob encomenda direta do casal Antônio Álvares Ferreira e Ana Cabral da Câmara. De belo porte, esculpida em madeira, no ponto mais alto do altar principal, Santo Antônio encanta a todos que entram naquele templo. O artista plástico, filho da terra, Benedito Carmo Soares – Liliu de Calambau – em recente trabalho de restauração da imagem conseguiu recuperar a pintura original, que tem detalhes em ouro. De estilo gótico românico, a Matriz de Santo Antônio ocupa uma área de mais de mil metros quadrados de construção coberta, enfeitando a Praça Cônego Lopes, sendo o “Cartão Postal” da cidade.