Fazenda Água Limpa



A Água Limpa foi edificada em 1885 por José Pedro Fernandes (seu Juquinha da Água Limpa) e sua mãe Jovita Fernandes. Sendo que em 1882, antes da construção da fazenda, essa família já fabricava a cachaça também chamada de “Água Limpa”.

Os proprietários da fazenda têm origem portuguesa, família Fernandes. Importante ressaltar que o alambique deu início à construção a casa, ou seja, o alambique faz parte da residência, ambos estão sob o mesmo telhado, na porta da cozinha. Singularidade na região.

O edifício foi erguido em época da escravidão, pois ainda era período de Brasil Império. A fazenda também vendeu muito milho, arroz, feijão, rapadura e um creme de leite artesanal no qual era levado para a cidade de Senador Firmino, tudo da produção local.

Caminhos e trilhas; mata nativa; cachoeirinha; a casa grande, sede da fazenda, juntamente com o engenho, alambique e depósito de cachaça em antigas pipas na parte baixa da fazenda, porão que, que podem ser conferidas pelos visitantes. A pipa mais nova e menor para depósito de cachaça tem mais de 60 anos e capacidade em torno de 15 mil litros; as pipas são feitas em madeira encaixadas, sem prego.


Permitida a entrada de visitantes com autorização do proprietário.