#CoisasDeCalambau
por: Murilo Carneiro
No último dia 23 de fevereiro, a nossa Câmara Municipal em reunião, analisou e aprovou o Projeto de Lei nº 02/2016 do Executivo Municipal, dando o nome de Pedro Maciel Vidigal ao Centro Cultural do nosso município. O Centro Cultural funcionará no antigo prédio da Prefeitura, na Praça Cônego Lopes nº 9.
Este prédio já foi tombado pelo município e obedecendo a um projeto está sendo reformado. No andar térreo já está funcionando a sede da Corporação Musical Santo Antônio. Estamos aguardando a saída da Câmara Municipal para que neste espaço seja instalada a Biblioteca Municipal.
No segundo andar, onde funcionava o antigo Salão Paroquial, está ainda passando por reforma.
Neste Centro Cultural deverá funcionar: Biblioteca, Banda de Música, Artesanato, Memorial e um espaço para apresentações culturais.
Ao final da reunião da Câmara, fiz em nome da família e como membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, um agradecimento ao Prefeito Municipal Sr. Izaltino Vital de Souza, ao Presidente da Câmara e demais Vereadores, pela aprovação do projeto.
“Dentre outras destaquei as seguintes qualidades do homenageado:” O Padre Pedro foi um homem dedicado a cultura,elevando bem alto o nome do nosso município a todos os rincões de nosso Estado, do Brasil e no exterior
Teve inúmeras de suas publicações em livros, jornais e revistas. Nos jornais, podemos citar: O Globo, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, Correio da Manhã, Estado de Minas, Diário de Minas e jornais de vários estados.
Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, sendo o seu primeiro sócio efetivo.
Por várias vezes foi convidado a integrar a Academia Mineira de Letras tendo, porém, declinado ao convite. Esta Academia o homenageou quando do centenário do seu nascimento (18 de janeiro de 2009).
Desempenhou muitos outros cargos importantes no Estado e no País.
Quando do seu falecimento a família recebeu o voto de pesar da Assembléia Legislativa do nosso Estado; da Câmara e do Senado Federal; do Governo de Minas e da Presidência da República na pessoa de seu amigo e ex- aluno José Alencar- Vice-Presidente da República.
Disse também que esta homenagem veio concretizar o desejo de outro grande homem público de nosso município, o Sr. Antônio Quintão Carneiro, que sempre dizia que a maior homenagem que poderia ser prestada ao Padre Pedro, seria dar o seu nome a uma entidade cultural.”
Como o Padre Pedro fez parte do poder Legislativo Estadual e Federal, hoje ele recebe a homenagem do executivo e legislativo de sua terra natal.