#CoisasDeCalambau
por: Murilo Carneiro
O Ciro é um calambauense autêntico. Quando ainda jovem, saiu de Calambau para servir o Exército em Belo Horizonte.Terminado este período, incorporou-se à Polícia Militar e começou a praticar o Judô.Saindo da PM foi para Governador Valadares, onde fundou o JUDOGOV- Judô Clube Governador Valadares, em 1967. Esta entidade foi reconhecida de utilidade pública pela Prefeitura, e pela Câmara Municipal de Governador Valadares.
Muitos jovens valadarenses passaram pela Academia do Ciro, conquistando vários troféus em diversas disputas em Minas e no Brasil.
Com muito orgulho o Ciro cita a sua passagem pela Seleção Brasileira de Judô, quando em 1967 participou do Mundial nos Estados Unidos, do Pan-americano no Canadá e do Sul- Americano na Argentina.
Já com os seus 60 anos,ainda participou do Panamericano de JIU JITSU, obtendo o primeiro lugar na categoria.
Há vários anos radicado nos Estados Unidos, o Ciro já é também cidadão americano. Nunca esquece o seu Calambau , pois aqui passa as sua férias anualmente,ocasião em que traz o seu saxofone e promove com os seus amigos, músicos da terra, momentos de agradáveis entretenimentos.Desde garoto ele já tocava na nossa tradicional Corporação Musical Santo Antônio, junto ao seu pai Matias de Moura e de outros tantos famosos músicos calambauenses.Demonstrando o grande amor por sua terra, compôs um lindo samba cujo título é “Meu querido Calambau ”.
O certo é que o Ciro Moura soube honrar o nome de nossa terra, no Brasil e no exterior.
Um outro motivo de muito orgulho para o Ciro é que o seu filho Jacson, está indo pelo mesmo caminho do pai, em Valadares, pois mantém lá uma Academia de Jiu- Jitsu, também já conquistou vários títulos nesta modalidade.
Por tudo isso, podemos considerar o Ciro de Moura um grande desportista calambauense e com orgulho podemos declará-lo um “CALAMBAUENSE DA GEMA”.