por: Murilo Carneiro
Neste dia 02 de outubro de 2015, a União Sportiva Educacional – U. S. E.,completaria 75 anos.Mesmo depois de encerrar as suas atividades, há dez anos, continua no coração dos desportistas calambauenses, como se ainda estivesse em funcionamento. Por que isso acontece? É porque a USE desde a sua fundação, em 1940, procurou dar à nossa juventude além da prática do esporte, a formação moral e cívica, procurando forjar o homem do futuro. O seu estatuto é um dos mais completos dos clubes amadores surgidos no interior de Minas na década de 40. Nele estava inserida a criação do Grupo de teatro, Grêmio Literário, Escolas e outras instituições educacionais.
No início, quando a equipe de futebol ia participar de jogos amistosos nas cidades vizinhas, era comum ir junto, ora a Banda de Música ou Grupo Teatral.
Por tudo isso, como dissemos, embora inativa, a U.S.E é o único clube que existiu em nossa cidade que é referência regional até hoje.
Acreditamos que essa chama jamais se apagará, pois a qualquer momento como a fênix, ave da mitologia grega, a U.S.E. resurgirá das cinzas. Isso para alegria de todos os desportistas de nossa terra, pois aqueles que eram contra a sua existência, agora arrependidos, ajudarão a reerguer a sua bandeira de glórias.
Na ata de sua fundação, datada de 02 de outubro de 1940, constam as assinaturas:
Presidente efetivo: Geraldino Henriques
Vice Presidente: Geraldino Diogo
Diretor Sportivo: Sérvulo Fernandes
Tesoureiro: Benigno Peixoto Quintão
1º Secretário: José Maria Peixoto
2º Secretário: Francisco Carvalho Vidigal
Zelador: José Lucila
Comissão de Estudo: Antônio Pereira Diogo-José Marcelino de Paula-José Ferreira de Lima
Procurador: João Firmino de Moura
A história da U.S.E é longa e estamos preparando, com a ajuda de alguns desportista, este relato que engrandece o nosso esporte.
Por hoje, relataremos um fato acontecido em janeiro de 1957. Quando não havia os jogos amistosos, a U.S.E promovia os chamados jogos oferecidos. Tais partidas eram oferecidas a duas jovens, sendo que cada uma delas seria representada por uma equipe.Eram formadas duas equipes entre os jogadores da U.S.E.. Por exemplo a equipe verde e branco seria de uma e a equipe vermelha e branco de outra. Lembro-me que existiam camisas destas cores e eram usadas nesta ocasião, pois a tradicional era azul e branco.
As torcidas eram divididas e cada torcedor pregava nas camisas ou blusas as cores de suas equipes. A bola era enfeitada com fitas de papel colorido e era levada pelas moças, quando da entrada dos times em campo. As equipes entravam juntas, em fila. A bola era colocada no centro do gramado e antes do início da partida as moças eram cumprimentadas pelos jogadores.
Em um desses jogos,em janeiro de 1957, a partida foi oferecida às jovens Eunice Aparecida Carneiro Peixoto (filha dos tios Zizinho Peixoto e Nininha) e Maria do Carmo Quintão(filha do Cacau e Dona Pergentina). A equipe da Eunice foi a vencedora. Fazendo parte deste congraçamento, a Banda Santo Antônio executou um lindo dobrado após a partida.Em seguida, a Eunice usou das seguintes palavras para enaltecer o evento:-
Senhor Presidente da União Sportiva Educacional
Caros Calambauenses!
Eu não podia deixar passar despercebida a tarde esportiva que hoje presenciamos.
As minhas palavras, porém, são mínimas, ante a sincera oração que ouvimos ao iniciar esta tarde memorável de hoje , da minha colega Maria do Carmo Quintão.
Fui vitoriosa, é certo, no entanto considero uma vitória mútua, pois no meu coração pulsa o mesmo entusiasmo de união ente os calambauenses, este, que pulsa no coração de minha companheira, assim é que não a considero uma adversária esportiva.
União Sportiva Educacional, belo nome! União: porque unidos fazem a força!
Esportiva Educacional: pela sociedade esportiva que pretendem organizar para o amanhã nesta cidade.
Sendo assim faço votos que a U.S.E. tenha uma constante duração, progredindo cada vez mais para o bem desta cidade e de todos os calambauenses.
Termino agradecendo-lhes mais uma vez, em meu nome e de minha colega e amiga, a escolha que nos fizeram e com a qual sentimo-nos igualmente jubilosas.
Aos craques agradecemos o esforço que fizeram para conceder-nos tão alegre tarde esportiva.
“Avante, Avante, a lutar
Com bravura varonil,
Para o bem de Calambau
E para a glória do Brasil!”
Tenho dito!
Eunice Aparecida