#CoisasDeCalambau
por: Murilo Carneiro
“Se considerada no âmbito das relações sociais, a urbanidade poderá ser entendida como qualidade, não da cidade, mas de quem a habita, traço de caráter, lhaneza e educação no trato com o semelhante. Entenda-se por semelhante não apenas aquele com quem se compartilha alguma afinidade profissional, amadora ou intelectual, mas todos os demais, habitantes ou transeuntes, por respeito puro e simples à condição humana.” (revista Dom Total)
Urbanidade é sinônimo de CIVILIDADE.
Falta de urbanidade:
-Perturbar o sono alheio promovendo barulhos com motos, gritarias e carro de som, nas ruas da cidade, durante toda a noite.
-Lavar carros na rua, principalmente neste período em que há muita gente na cidade e a COPASA ainda está em fase de implantação, com a diminuição portanto do fornecimento da água.
-Jogar acintosamente o lixo nas ruas, como tem acontecido com alguns habitantes de nossa cidade.
-Amarrar cavalos nas árvores e nos postes das vias públicas.
-Interromper a passagem dos transeuntes nas calçadas que estão tomadas por mesas e cadeiras, principalmente em frente aos bares.
Estes são alguns itens, dentre outros, que fazem parte dos comentários das pessoas que procuraram a nossa cidade para passarem as festas de fim de ano, sejam os filhos da terra ou os visitantes.
Tudo isso é falta de URBANIDADE, isto é, falta de EDUCAÇÃO
Esperamos que as autoridades responsáveis por cada setor tomem as medidas necessárias para coibirem estas anomalias.
A comunidade também precisa fazer a sua parte.