4º Encontro de Boleiros

#CoisasDeCalambau
por: Murilo Carneiro

Realizou-se em Calambau , neste sábado, dia 06 de setembro o 4º Encontro de Boleiros da região. Participaram atletas que estavam na ativa até o ano de 1980. Compareceram ao encontro 70 (setenta) atletas das seguintes cidades: Calambau , Brás Pires, Senhora de Oliveira, Piranga e Dores do Turvo e Abreus. Às nove horas foi realizada a partida entre as equipes do Vale do Piranga (Piranga, Calambau ,Senhora de Oliveira) x Vale do Xopotó ( Dores do Turvo, Brás Pires e Abreus). O Vale do Piranga foi vencedor por 2 x 0. O Vale do Xopotó não se considerou derrotado, pois os dois gols foram marcados por um atleta que eles “emprestaram” ao Vale do Piranga, para completar o time deste.

Foi um momento de grande confraternização, com muito papo, histórias e mais histórias...

O veterano goleiro de Dores, o José Inês é tão educado que, quando eu lhe disse que o maior gol que fiz em minha vida, foi em Dores do Turvo, de calcanhar, e ele era o goleiro. Ao que ele me respondeu:- Não esqueço este gol... O problema é que nunca fiz este gol...

A quadra da Praça de Esportes Quinca Maciel, em Calambau , estava toda enfeitada com baners estampando mais de dezoito quadros da U.S.E. de todos os tempos. Foram expostos também os quadros das equipes de Brás Pires, Piranga e Senhora de Oliveira. Foram mostrados também diversos documentos antigos das equipes participantes.

Após o almoço de confraternização, partimos para a apresentação dos atletas visitantes. O Eli, de Brás Pires, fez um brilhante pronunciamento, explicando a origem destes encontros, a finalidade e a necessidade de continuarmos promovendo este evento. Logo a seguir o José Inês, de Dores do Turvo, como sempre com grande eloqüência, enalteceu o acontecimento e discorreu sobre a juventude e o uso das drogas. Depois foi a vez do José Benedito, Senhora de Oliveira, falando também com conhecimento de causa, da importância deste congraçamento.

Logo após, passamos para as homenagens . O Tobias Quintão, de Calambau , recebeu um troféu por ser o atleta mais idoso que estava presente:- são oitenta e três anos bem vividos!

A seguir, foi homenageado o atleta Geraldo Diogo. O Geraldo hoje mora em Vitória. Nasceu e morou em Calambau por muitos anos. Foi para Vitória com a família já criada. Defendeu por muitos anos, como atleta, a União Sportiva Educacional-U.S.E. Foi também Diretor Esportivo e Técnico, fazendo parte da Diretoria da qual fui Presidente. O Geraldo foi daquela safra formada na administração do Presidente Benigno Peixoto Quintão, que muitas glórias deu à U.S.E..

Fiz um relato contando várias passagens do Geraldo pelos meios esportivos de Calambau e região. Era visível a sua emoção, pois esta homenagem foi uma surpresa para ele. Tão logo ele recebeu o “cartão de prata”, li para o mesmo uma mensagem do meu primo e compadre Roberto Maciel Vidigal, residente em Salvador- BA, que jogou com o Geraldo aqui na U.S.E., e muitas vezes contra ele, pelo Porto- Firme, sua terra natal.


Eis a mensagem:


Meu Caro Geraldo Diogo


Hoje, você recebe esta justa e merecida homenagem,fruto do trabalho que desenvolveu tão bem dentro do campo,como também fora dele.Como jogador de futebol você tinha várias virtudes,dentre elas a liderança,a boa colocação, a qualidade do passe e a capacidade de organizar o meio de campo.Jogava com muita lealdade,era calmo e transmitia tranqüilidade à toda equipe.Tratava a pelota com muito carinho e era correspondido.Tinha a admiração e o respeito dos companheiros,dos adversários e da torcida.Jamais presenciei uma jogada viril de sua parte.O futebol é como uma guerra,mas nele você sempre encontrou a paz,respeitando a arbitragem os colegas e os adversários.Sempre tranqüilo,solidário e amigo,você contribuiu muito para o desenvolvimento do esporte,nos vales do Xopotó e do Piranga.Fui seu companheiro de time algumas vezes e adversário em inúmeras ocasiões.Jogar ao seu lado me deu muito prazer e alegria.Jogar contra sempre foi um
martírio.Por sua boa índole,seu excelente caráter e por todas qualidades que você tem,quero render-lhe minhas homenagens e dizer para todos os presentes,que para você - Geraldo Diogo - eu tiro o meu chapéu.Saudações - Roberto Maciel Vidigal



No fim, acabou também sobrando para mim. O José Geraldo de Castro, o Zé Padre, em nome da Comissão Organizadora do Encontro, ofereceu-me também um “Cartão de Prata”, que continha os dizeres: “ Ao desportista Murilo Vidigal Carneiro. A nossa homenagem pela sua relevante contribuição ao

esporte desta cidade, quer como atleta ou Presidente da União Sportiva Educacional-U.S.E.

Calambau ,06 de setembro de 2014”

Desnecessário dizer que também, como os outros homenageados, fui invadido pela emoção.

O fato é que o encontro foi coroado de pleno êxito. No próximo ano, no dia 05 de setembro de 2015, sábado, estaremos em Piranga, comemorando com muita alegria o nosso 5º Encontro.

Calambau, 09 de setembro de 2.014

Murilo Vidigal Carneiro