Um olhar diferente

#CoisasDeCalambau
por: Murilo Carneiro

Crônica classificada na Escola Estadual Pe.Vicente de Carvalho para participar das OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - CATEGORIA: CRÔNICA

TEMA: O LUGAR ONDE VIVO.


UM OLHAR DIFERENTE

Da porta do lugar onde trabalho vendendo passagens de ônibus observo atentamente o lugar onde vivo. É bem pequeno, porém contém grandes belezas, a começar com o magnífico sol, que desponta sorridente no horizonte, com suas misturas de cores quentes que transmitem o calor aconchegante aos seus moradores. Enamorando os raios solares surgindo entre os montes, só há como sentir uma coisa: gratidão a Deus por mais uma oportunidade de fazer tudo diferente, é o começo de um novo dia. Vejo as pessoas que passam de um lado para o outro, cada uma com o seu compromisso. Umas sorrindo, outras sérias, mas todas tentando driblar os problemas e as dificuldades para serem mais felizes.

Dizem que a minha cidade é considerada histórica, devido aos velhos casarões espalhados por diversos cantos e fazendas que guardam grandes mistérios. Histórias as quais me surpreendem. Casarões, balaústres, igreja, quanta beleza!

Imagino os visitantes que chegam aqui, têm a primeira vista, a majestosa Igreja, a qual não saberia descrever seus mínimos detalhes, devido a tanta perfeição em sua arquitetura.

Eles são recebidos por Santo Antônio que passa os dias e as noites no alto da Igreja protegendo e vigiando os casais de namorados na singela pracinha ornamentada por exóticas flores. Troco olhares com Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, é o padroeiro da minha querida cidade, sei que já operou muitos milagres por aqui e o peço que continue abençoando a todos.

De repente, uma senhora me pergunta sobre o horário do próximo ônibus para a cidade vizinha, e eu, absorta em meus pensamentos, disse-lhe:

Não sei.

E ela, muito brava, me diz:

_Você não trabalha aqui?

_ Desculpe-me, minha senhora, estou tão distraída observando a minha cidade...

Quando a senhora saiu eu voltei aos meus pensamentos e me lembrei do que havia observado no dia anterior. Ao cair da tarde, é de costume, ver as crianças brincando no parquinho e os velhinhos a andar em círculos em volta da praça, em uma prazerosa caminhada. Que lugar tranquilo e prazeroso de se viver! Como é bom ter um olhar diferente para com tudo o que existe nessa encantadora cidade. Lugar onde vivo, Berço da Cachaça Mineira, palco de vários artistas e de deslumbrantes histórias, marco de várias gerações.

Conhecida como Calambau para alguns, Presidente Bernardes para outros, mas independente disto, para mim não há lugar melhor. Quem a conhece não a esquece jamais!

Aluna: Luane Araújo Sanseverino - 1º ano 2

Professora: Dorlene Quintão Fernandes Vidigal